CDU é a opção <br>para um concelho de Sintra construído para as pessoas

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS A CDU apresentou no dia 25, na Casa da Cultura de Mira-Sintra, os primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Sintra, respectivamente Pedro Ventura e António Filipe.

Pedro Ventura e António Filipe repetem as candidaturas

Image 22460

A sala em que decorreu a sessão de apresentação revelou-se pequena para acolher todos quantos fizeram questão de aí comparecer e dessa forma manifestar o seu apoio à candidatura da coligação PCP-PEV aos órgãos municipais do concelho de Sintra, cujos primeiros candidatos se repetem relativamente às eleições anteriores. Os primeiros candidatos às freguesias serão apresentados até ao final do mês de Abril.

Na sua intervenção, o actual vereador da Câmara Municipal, Pedro Ventura, lembrou a actividade desenvolvida pela CDU nos últimos anos em defesa das populações, em defesa dos serviços públicos e por um concelho melhor. O também primeiro candidato à Câmara Municipal destacou em seguida algumas das linhas estratégicas do programa da CDU para Sintra, sublinhando a defesa intransigente de um concelho «construído para as pessoas: que defenda a sua saúde como um bem público imprescindível, onde a educação seja acessível a todos, em que a solidariedade responda à emergência social, se garanta às populações a segurança e a protecção civil, o acesso à criação e fruição culturais, que fomente a prática desportiva e a actividade física, que apoie o movimento associativo, que respeite a diversidade social, que valorize e incentive os jovens, que trate condignamente os idosos».

Lembrando os combates políticos travados nos últimos anos pelos eleitos e activistas da CDU, lado a lado com a população do concelho – pelo hospital público em Sintra, contra o estacionamento pago, em defesa do serviço público de recolha de resíduos, pelas 35 horas para os trabalhadores do município, pela requalificação da EN117 ou contra a extinção de nove das suas freguesias –, o candidato assinalou o carácter distintivo do projecto da coligação, que é diferente, e em muitos aspectos antagónico, dos programas do PS, do PSD, do CDS e «daqueles que, consoante o jeito que isso lhes dá, se afirmam independentes».

Verdadeira mudança

Numa tarde em que para além dos candidatos também intervieram Heloísa Apolónia, dirigente e deputada do Partido Ecologista «Os Verdes», e Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central do PCP, o actual vereador da CDU na Câmara Municipal de Sintra apelou ainda a todos os que desejam uma «verdadeira mudança para o concelho de Sintra» a que se juntem à coligação e com ela partilhem as suas ideias, preocupações e exigências. Dessa forma, garantiu, será possível construir a «alternativa indispensável e inadiável» de que o concelho necessita.

Pedro Ventura tem 40 anos, é natural de Viseu, mas reside no concelho de Sintra desde 2000. Arqueólogo de formação e profissão, coordenou mais de 150 estudos de impacto ambiental, em Portugal e no estrangeiro. É mestre em História Política e Económica do Século XX e pós-graduado em Direito da Água. Entre 2006 e 2009 foi assessor do vereador Baptista Alves na Câmara Municipal de Sintra, sendo vereador desde 2012. Assumiu os pelouros da Agência de Energia de Sintra, do licenciamento das actividades económicas e gestão de mercados, foi administrador da Cultursintra, da HPEM e dos SMAS. É membro da DORL do PCP e do executivo da Comissão Concelhia de Sintra e sócio de diversas organizações e associações de âmbito local e nacional.

António Filipe Rodrigues tem 54 anos e desde 2005 que é eleito na Assembleia Municipal de Sintra. Deputado à Assembleia da República desde 1989 e vice-presidente do Grupo Parlamentar do PCP, integra diversas comissões parlamentares. É licenciado em Direito, mestre em Ciência Política e Doutor em Direito, sendo igualmente professor universitário. É membro do Comité Central do PCP desde 1992, eleito no XIV Congresso.




Mais artigos de: Autárquicas

Candidatos com provas dadas em Paredes

Cerca de centena e meia de militantes e simpatizantes do PCP reuniram-se no passado sábado, dia 25, num jantar-convívio em Parada de Todeia, para apresentar os primeiros candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho de Paredes, numa iniciativa que...

Encontro define prioridades em Amarante

As instalações da Junta de Freguesia de São Gonçalo, no concelho de Amarante, acolheram no passado dia 25 um encontro concelhio da CDU, no qual participaram vários activistas e apoiantes da coligação e se deu a conhecer os dois primeiros...